Oficina: A criação do roteiro: da ficção clássica à ficção de “bolsa”

Segundas, quartas e sextas-feiras, de 12 a 23 de maio, das 15h às 17h.

Ministrante: Natalia Piserni

Inscrições Encerradas

 

A oficina irá apresentar os caminhos para a construção de um roteiro audiovisual de ficção. Os participantes poderão testar suas ideias e colocá-las em prática a partir da criação de um universo ficcional, da construção de perfil de personagens, do arco dramático, assim como da escolha de um método para levantar a estrutura narrativa. O programa do curso irá apresentar as bases para a criação de uma narrativa clássica – jornada do herói, divisão em atos, clímax –, mas também buscará refletir sobre a origem dessa estrutura (até hoje tão utilizada pelos manuais de roteiro) para questioná-la e, assim, estudar outras possibilidades arquetípicas, como a proposta por Úrsula Le Guin em seu artigo “Bolsa da ficção”. A teoria de Le Guin nos provoca a abandonar o mito do Herói e sua estrutura de guerra – provida de lanças, paus e espada – para uma narrativa inspirada num artefacto anterior à lança: a bolsa – recipiente onde é possível guardar não só uma lança, mas todo tipo de elemento –, tornando a história provida de conflitos, imprevisibilidades, tramas de vários tamanhos, “delírios e estranhezas”. A cada aula, um exercício será proposto com o objetivo de transformar a ideia inicial em um projeto para circulação no mercado. Além disso, os participantes terão oportunidade de conhecer como acontecem as etapas de desenvolvimento de um roteiro dentro das produtoras e dos canais de streaming. 

Objetivo:  

  • Apresentar a estrutura narrativa clássica e outras possibilidades de estrutura para criação de histórias; 
  • Estimular cada um dos participantes a construir um “beat sheet”: um projeto de desenvolvimento para circular no mercado; 
  • Abordar a realidade do mercado de roteiro no Brasil atualmente; 
  • Apresentar alguns métodos usados para a construção da estrutura de um roteiro; 
  • Simular uma sala de roteiro; 
  • Simular um “pitching” – discurso de venda do próprio projeto.

Natalia Piserni trabalha com roteiro audiovisual há nove anos. É formada em Cinema, pós-graduada em Roteiro pela FAAP e graduanda em Filosofia na PUC – RJ. Em sua carreira, foi roteirista das séries “Sem Filtro” e “Temporada de Verão” da Netflix; roteirista do k-drama brasileiro “Além do Guarda roupa” para a HBO Max; colaboradora do longa-metragem “Minha mãe é uma peça 3”; roteirista do sitcom “Matches” para a Warner Channel; roteirista e colaboradora da novela “Carinha de Anjo” para o SBT; criadora da série infantil “Kika nas Estrelas” (com mentoria de 1 ano do Copa Studio e selecionada para o pitching do Big Festival e para o Anima Coaching de 2019); e, no início de carreira, ganhou o 1º lugar no prêmio Ibram/Minc com o roteiro de telefilme “A moça do quadro de Almeida”. Atualmente, faz parte do desenvolvimento de um longa-metragem para Amazon Prime e de um longa-metragem autoral com produção da Migdal Filmes. 

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas! 

Acessibilidade: Condições especiais de atendimento, como tradução em Libras,  devem ser informadas por e-mail, com até sete dias de antecedência do início da atividade. 

Importante: Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até duas semanas após a ação. 

Mais informações: programas@biblion.org.br