
Online
Curso Poesia, lição de
Segundas e quartas, de 17 de março a 9 de abril, das 18h às 20h
Programação
Segundas e quartas, de 17 de março a 9 de abril, das 18h às 20h
Ministrante: Tarso de Melo
Data e Horário: Segundas e quartas, de 17 de março a 9 de abril, das 18h às 20h
Data da pré-inscrição: De 24 de fevereiro a 5 de março, às 12h
Pré-inscrição com envio de formulário, escrevendo o porquê deseja participar do curso, e respondendo, em até 500 caracteres, à pergunta: o que você já aprendeu ao ler um poema?
Serão destinadas 70% das vagas para o público do estado de São Paulo e os 30% restantes para candidatos dos demais estados brasileiros.
Público-alvo
O curso é direcionado a todas e todos que adoram ler e que já têm alguma experiência com escrita, seja ela literária ou não.
Objetivo
Quando falamos sobre ler e escrever poesia, nem sempre damos o devido destaque ao fato de que a poesia não se encerra em si própria. Isto é, aprender sobre poesia e, claro, ler e escrever poesia nunca é apenas lidar com poesia no sentido literário. Estamos sempre em contato, através das linhas do poema, com bem mais do que ele mesmo. O poema é uma janela, uma porta, é casa e, às vezes, abismo. No poema, tudo é palavra, mas nada termina onde as palavras terminam. Nem começa apenas com elas.
Nesse curso, o objetivo é criar, mas, em cada encontro, vamos partir da reflexão sobre as lições que os poemas alheios nos dão, bem como sobre as lições que nossos próprios poemas exigem. A partir da leitura de grandes poemas de autores brasileiros de diferentes gerações, vamos conversar sobre o que as palavras nos fazem experimentar, bem como sobre as experiências que, com nossas palavras, queremos compartilhar.
Escolhemos, para orientar essa jornada, alguns verbos em que a lição da poesia é decisiva:
- Olhar
- Ouvir
- Lembrar
- Sentir
- Fazer
- Pensar
- Dizer
- Viver
Minibio do ministrante/mediador
Tarso de Melo (1976) é poeta e editor. Coordena o Círculo de Poemas, coleção de poesia da editora Fósforo. Doutor em Filosofia do Direito pela USP, atualmente realiza pós-doutorado em teoria literária na UNICAMP. É autor de Íntimo desabrigo (Alpharrabio, Dobradura, 2017), Rastros: antologia poética 1999-2018 (martelo casa editorial, 2019) e As formas selvagens da alegria (Alpharrabio, 2022), entre outros livros.
Link de pré-inscrição: Inscrição Encerrada