Online

Jornada Literária: A literatura para a infância

Transmissão ao vivo pelo YouTube da BibliON

Programação

 

Quinta-feira, dia 15 de agosto, das 19h às 20h30

O papel do mediador de leitura na formação de leitores: estratégias de mediação para crianças

Nesta mesa será discutida a importância da mediação de leitura na infância e de que forma ela pode contribuir na formação e no fortalecimento de comunidades leitoras formadas pelo público infantil e seus responsáveis.

Mediação

Amanda Alves do Amaral | @encontrodeleitores
Mestre em Literatura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona e Mediadora de leitura do Clube Infantojuvenil da BibliON. Apaixonada por livros e por uma educação visionária e criativa, tem ampla experiência em sala de aula, na formação de professores, mediações e curadorias literárias e na produção de projetos e conteúdos educacionais. Está há mais de 20 anos atuando no incentivo à leitura e, desde 2009, a frente do projeto Encontro de Leitores.

Convidadas

Ananda Luz | @luzananda
Ananda Luz é educadora, pesquisadora e curadora. Tem atuação no campo da Educação, Infâncias, Relações Étnico-Raciais e Literatura Infantil. Pedagoga, mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER-UFSB) e especialista no Livro para infância n’A Casa Tombada, instituições em que desenvolveu pesquisas sobre literaturas infantis e educação antirracista. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (UFBA-IFBA-UNEB) pesquisando infâncias que vivem na beira da BR-101 no Extremo Sul baiano. Atua como professora e nas coordenações professora e coordenadora da pós-Graduação O Livro Para Infância (com Cris Rogerio e Camila Feltre) e Educação e Relações Étnico-Raciais (com Jéssica Silva) n’A Casa Tombada-SP. Realiza curadoria de acervo literário e artístico e consultoria na área de atuação. Fez a curadoria do acervo das bibliotecas da Ong. Vaga Lume – 2022, a curadoria da Exposição Karingana – presenças negras no livro para as infâncias no SESC – Bom Retiro e a co-curadoria da exposição Padê: artistas negros no livro da Editora Caixote na Galeria Página. Jurada dos 30 Melhores Livros do Ano da Revista Crescer (2024, 2023, 2022 e 2021) e do Leia com uma criança do Itaú 2023. Já realizou diversas palestras, cursos, oficinas sobre as temáticas de sua pesquisa e tem uma ampla produção bibliográfica. Teve dois projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, respectivamente municipal e estadual: Bamberê – entre livros e infâncias e Odú: Arte e Territorialidade, este em conjunto com Jéssica Silva. Coordenou com Isabel Malzoni o projeto que deu origem ao livro”

Dolores Prades | @dolores_prades
Dolores Prades, sócio fundadora, diretora e publisher da Emília. É doutora em História Econômica pela USP e especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona; diretora do Instituto Emília e do Laboratório Emília de Formação. Foi curadora e coordenadora dos seminários Conversas ao Pé da Página (2011 a 2015); coordenadora no Brasil da Cátedra Latinoamericana y Caribeña de Lectura y Escritura; professora convidada do Máster da Universidade Autônoma de Barcelona; curadora da FLUPP Parque (2014 e 2105). Membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen 2016, do Bologna Children Award 2016 e do Chen Bochui Children’s Literature Award, 2019. É consultora da Feira de Bolonha para a América Latina desde 2018 e atua na área de consultoria editorial e de temas sobre leitura e formação de leitores.


Sexta-feira, dia 16 de agosto, das 19h às 20h30

O processo criativo na produção do livro infantil

Nessa mesa traremos à luz, discussões sobre o processo criativo e o papel dos ilustradores, do livro ilustrado e HQs para a literatura infantil.

Mediação

Stela Barbieri | @stelabarbieri
Stela Barbieri é artista, autora, educadora e contadora de histórias. Dirige o binåh espaço de arte, um lugar de educação e invenção. Foi diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo e assessora na área de arte e educação para várias escolas e museus em diferentes estados do país. Publicou materiais educativos para instituições culturais, livros para professores e 30 livros para o público infanto-juvenil.
Ao longo de sua trajetória como artista, vem pesquisando as materialidades e a relação da fabulação e da invenção com diversos públicos, propondo obras oficinas. Realiza exposições, espetáculos e ministra cursos que entrelaçam arte, educação e narração de histórias, no Brasil e no exterior.

Convidados

Bruna Lubambo | @brunalubambo
Criada em Timóteo, Minas Gerais, Bruna mora em Belo Horizonte e é autora de livros infantis desde 2018. Ora ela ilustra, ora escreve, ora escreve e ilustra. Bruna já teve seu trabalho reconhecido em importantes premiações nacionais, como o Prêmio FNLIJ de Melhor Livro Infantil e o selo Cátedra Unesco PUC-Rio, além de ter sido finalista diversas vezes do Prêmio Jabuti.

Roger Mello | @ilustradorrogermello
Roger Mello é o vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim e um dos fundadores da instituição. É um dos ilustradores brasileiros mais destacados no cenário nacional e internacional. Conquistou diversos prêmios por seus trabalhos como ilustrador, autor de livros de imagem e livros para criança, dramaturgo e produtor visual.
Alguns dos prêmios conquistados: Prêmio Jabuti de Ilustração e de Melhor Livro Juvenil; Prêmio Especial Adolfo Aizen; Prêmio pelo Conjunto da Obra da UBE; Prêmio Monteiro Lobato; Prêmio Adolfo Bloch e da Fondation Espace Enfants (Suíça) o Grande Prêmio Internacional. Conquistou duas vezes o selo White Ravens da Biblioteca Internacional de Munique. Em razão dos seus vários trabalhos premiados, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2014, ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio infantojuvenil do mundo.

Sidney Gusman | @sidney_gusman
Sidney Gusman nasceu em 1966, é jornalista especializado em quadrinhos e escreve sobre o tema desde 1990, em jornais, revistas e sites. De 2000 a 2006, recebeu o Troféu HQ Mix de melhor jornalista especializado em quadrinhos do Brasil.
Foi editor executivo da área de quadrinhos da Conrad Editora de 2001 a 2003, sendo responsável por obras cultuadas, como Sandman e Zap Comix, e mangás como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, One Piece etc. De 2003 a 2006 foi editor da revista Wizard, da Panini, e lançou os livros 100 Respostas sobre Super-Heróis, 100 Respostas sobre Hanna-Barbera, 100 Respostas sobre Batman e Grandes Sagas DC, todos pela Editora Abril.
Em 2006, lançou o livro Mauricio – Quadrinho a Quadrinho, pela Editora Globo, que conta a história da paixão do criador da Turma da Mônica pelos gibis.
Desde outubro de 2006, Sidney Gusman é responsável pelo planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções, onde deu vida a projetos como MSP 50, MSP + 50, MSP Novos 50, Ouro da Casa, Mônica(s), Memórias do Mauricio, Graphic MSP, Horácio Completo, Biblioteca Mauricio de Sousa e outros.
Além disso, é editor-chefe do Universo HQ, o principal site sobre quadrinhos do País, que venceu dez vezes o Troféu HQ Mix (de 2000 a 2007 e 2009 e 2010) em sua categoria.
Em 2022, foi eleito Profissional do Ano – Endêmico, de todo o mercado de Cultura Pop brasileiro, pela CCXP Awards.


Sábado, dia 17 de agosto, das 10h às 11h30

A literatura para a infância: Por trás das histórias – bate-papo com escritores

Mediação

Ana Carolina Carvalho | @anacarolina.carvalho11
Ana Carolina Carvalho é mestre em educação pela Unicamp e psicóloga pela USP. Atua como assessora em editoras e escolas públicas e particulares na área de leitura e formação de leitores. É membro do Instituto Emília, formadora de educadores pelo Instituto Avisa Lá, editora assistente e assessora pedagógica na Editora Peirópolis. É autora de inúmeros materiais didáticos na área de formação de leitores e coautora do livro Ler antes de saber ler – oito mitos escolares sobre a leitura literária, pela editora Panda Books. Publicou também títulos de literatura, entre eles a novela A Conta-gotas, prêmio Barco a Vapor 2014.

Convidados

Bianca Pinheiro | @bianc_pinheir
Bianca Pinheiro, quadrinista radicada em Curitiba, faz quadrinhos profissionalmente desde 2012, quando começou a publicar histórias curtas na internet. Em 2014, seu trabalho mais famoso, a webcomic infanto-juvenil “Bear” foi lançada em formato físico pela editora Nemo e, em 2023, a série foi relançada pela Editora Conrad, totalmente reescrita e redesenhada.
É autora também das Graphic MSP da Mônica, sendo que o terceiro e último volume da trilogia, “Mônica – Coragem” saiu em 2023, junto do aniversário de 60 anos da Mônica. Em parceria com Greg Stella lançou os quadrinhos “Eles Estão Por Aí”, “Sob o Solo” e o recente lançamento de 2024, “O Menino de Ouro & A Caixa de Alcebias”. Atualmente, os dois trabalham na webcomic “Expedição 43”. Já trabalhou com diversas editoras do mercado brasileiro e recebeu 6 Troféus HQMix por seu trabalho e o Troféu APCA de Melhor Quadrinho de 2018 por “Eles Estão Por Aí”.

Gabriela Romeu | @_gabrielaromeu_
Gabriela Romeu é escritora, jornalista e documentarista, com mais de vinte anos de atuação em projetos que criam pontes entre realidades e infâncias. No jornal Folha de S.Paulo, editou o caderno Folhinha e coordenou o projeto Mapa do Brincar, vencedor do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (2010). Atua na crítica de teatro infantil, é membro da APCA, e é mestranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. É autora de livros que recontam o real e o imaginário das infâncias brasileiras, tais como Terra de cabinha, Lá no meu quintal, Menininho, Irmãs da chuva, Diário das águas e Noite de brinquedo, a maioria indicada e premiada no Jabuti, FNLIJ e Cátedra Unesco. Pela Companhia das Letrinhas, organiza a coleção Fora de Cena, que reúne dramaturgas e dramaturgos contemporâneos que escrevem para crianças.

Janaina Tokitaka | @jtokitaka
Janaina Tokitaka é escritora e roteirista formada pela ECA/USP. Dois milhões de exemplares de seus livros foram distribuídos pelo programa Itaú Social em todo território brasileiro, foi finalista do Prêmio Jabuti, recebeu o Prêmio Cátedra Unesco de Literatura e suas obras compõem o catálogo do clube ONU de leitura. Sua coleção de Contos de Fada contemplando a diversidade, publicada pela Companhia das Letras, é best seller da editora. Foi co- chefe de roteiro e co-criadora da série “Mila no Multiverso”, sci fi teen original DisneyPlus e assina adaptação e foi chefe de roteiro da série “De Volta aos 15”, Netflix.
Narrativas sobre mulheres têm destaque central na sua obra, como, por exemplo, a série documental “Mulheres Asiáticas”, (E+) em que colaborou como roteirista, a cinebiografia de Daiane dos Santos, “A Menina que voa” (Maria Farinha Filmes) e a criação da minissérie “Tornando-se Tarsila”, contemplada no edital de desenvolvimento da SPCine, sobre a vida da pintora Tarsila do Amaral.
Os temas ancestralidade e identidade asiática também permeiam sua obra, tendo publicado o livro infantil “Vovó Veio do Japão” pela editora Companhia das letras e, recentemente, “Contos de Fada Japoneses”, pela editora Todavia.

Inscrições Encerradas Youtube BibliON