Foto: Acervo pessoal

Online

Bate-papo Literário, com Eliana Alves Cruz

Mediação: Neide Almeida

Sexta-feira, 23 de agosto, das 19h às 20h30

Escritora convidada

@elialvescruz | Eliana Alves Cruz é carioca, escritora, roteirista e jornalista pós-graduada em comunicação empresarial. Foi a ganhadora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Contos, pelo livro “A vestida”. Seu romance de estreia, Água de barrela, ganhou o Prêmio Oliveira Silveira de 2015, da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, e foi menção honrosa do Prêmio Thomas Skidmore 2018, do Arquivo Nacional e da universidade americana Brown University. Atualmente é apresentadora do Programa Trilha de Letras, da TV Brasil. O segundo romance, O crime do cais do Valongo, foi escolhido como um dos melhores do ano de 2018 pelos críticos do jornal O Globo e foi semifinal do Prêmio Oceanos 2019. O romance “Nada digo de ti, que em ti não veja”, lançado em junho de 2020 pela Editora Pallas, recebeu em 2022 prêmio da União Brasileira dos Escritores, e o romance “Solitária”, lançado pela Companhia das Letras em 2022, já está entre os mais vendidos da editora. A autora tem também dois livros infantis: A Copa Frondosa da Árvore e O desenho do mundo.

No audiovisuall foi chefe de sala do seriado “Capoeiras”, a estrear pela Disney Star+, integrou a sala de roteiro da série “Anderson Spider Silva”, foi criadora de conteúdo no projeto Narrativas Negras, da Paramount, pesquisadora na Rede Globo e na Fox.

Livro do autora
Nada digo de ti, que em ti não veja


Mediadora 

@neide.almeida.sp | Neide Almeida, é escritora, poeta, educadora e gestora cultural. Socióloga, mestre em Linguística Aplicada e Especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Atua como docente, pesquisadora independente e consultora na área de leitura, literatura, direitos humanos e relações étnico-raciais.

Atualmente, pela Fio.de.Contas Produções Culturais, promove ações e eventos, entre eles os projetos “Literatura à flor da pele” e “Gira de Leitura”. Coordena a Coleção Insurgências, Editora Jandaíra, é colaboradora da Revista Emília. Coordenou o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. Integra a equipe docente do curso de Pós Graduação Mediação para Crianças e Jovens, Instituto Vera Cruz. Foi jurada dos Prêmios IPL, São Paulo de Literatura e Jabuti. Integra o Conselho Consultivo do Instituto Ruth Guimarães.

Publicou, em 2018, o livro “Nós: 20 poemas e uma Oferenda”, pela Ciclo Contínuo Editorial; em 2017, a zine “Nambuê”, pela MoriZines. Tem publicado poemas e crônicas em revistas. Participa de antologias, entre elas “Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco”, organizado pelo Mulherio das Letras e publicado pela Quintal Edições(2018) e “Nossos poemas conjuram e gritam”, organizada por Lubi Prates, pela Editora Quelônio (2019).

Inscreva-se