Clubes de Leitura
Euteamo e suas estreias, de Elisa Lucinda
Mediação: Neide Almeida
Quinta-feira, 14 de setembro, às 19h, online
Sinopse
Na tentativa de definir a espontaneidade, a provocação, a carga explosiva de seus versos, ficamos com a certeza de que o talento de Elisa Lucinda não fica aprisionado nos cânones clássicos da composição poética. Ela é toda emoção.
O escritor Antonio Olinto classifica como “neopagãos” os versos de Elisa Lucinda, e afirma que “sua poesia é a de plena emoção, que não se pode deixar de ler ou, se a autora estiver perto, ver e ouvir”. Como afirma Alice Ruiz na apresentação do livro, “hoje, sim, o ser mulher está dito… E, bem no centro… a voz lúcida de Elisa Lucinda. Corajosa, desabrida, sem-vergonha, forte e guerreira, desvendando os mistérios do pensamento e dando um banho de sentimentos. Especialmente neste Eu Te Amo E Suas Estreias, onde todas as declarações de amor estão presentes: pelo verbo, pelo verso, pela falta, pela presença, pela parceria, pela pátria, pela verdade, pela dúvida e pela certeza, pelo tesão.”
Mediação
Neide Almeida, é escritora, poetisa, educadora e gestora cultural. Socióloga, mestre em Linguística Aplicada e Especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Atua como docente, pesquisadora independente e consultora na área de leitura, literatura, direitos humanos e relações étnico-raciais. Publicou, em 2018, o livro “Nós: 20 poemas e uma Oferenda”, pela Ciclo Contínuo Editorial; em 2017, a zine “Nambuê”, pela MoriZines.
Participa de antologias, entre elas “Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco”, organizado pelo Mulherio das Letras e publicado pela Quintal Edições(2018) e “Nossos poemas conjuram e gritam”, organizada por Lubi Prates, pela Editora Quelônio (2019). “