Jornada Literária – Mesa 2: Literatura e dramaturgia: potências da escrita para a cena

Data e Horário: 29 de novembro das 14h às 15h30

Através de rodas de conversa e oficinas, o evento propõe discussões que contribuam para a leitura e a produção literária nacional. Na sua sexta edição, o tema Literatura e dramaturgia, será o centro do debate. 

MESA 2 – Literatura e dramaturgia: potências da escrita para a cena | 29 de novembro, das 14h às 15h30 
O segundo encontro da 6ª edição da Jornada Literária BibliON abordará uma reflexão sobre a escrita literária e a dramaturgia, suas intersecções e possibilidades de atravessamentos.

Aline Bei é escritora formada em Letras pela PUC-SP, em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-RIO. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Em 2021 lançou Pequena Coreografia do Adeus, pela Companhia das Letras. O romance foi finalista do prêmio Jabuti e do prêmio São Paulo de Literatura e já vendeu mais de 160 mil cópias. Foi adaptado para o teatro por Tarcila Tanhã e para um espetáculo de flamenco pela Companhia Viramundo. A autora lançou seu novo romance, Uma delicada coleção de ausências, em junho de 2025 pela Companhia das Letras. A obra foi vendida para a editora americana Summit Books e para a editora italiana La Nuova Frontiera. Os três romances estão publicados em Portugal pela Particular Editora. Os direitos dos três livros estão reservados para o cinema.    

Natália Zuccala nasceu em São Paulo, em 1990. É autora do livro de contos “Todo mundo quer ver o morto” (Ed. Patuá, 2017) e dos romances “Cheia” (Urutau, 2021, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura) e “Estela a esta hora” (Todavia, 2023). Formada em Letras pela FFLCH-USP, é também professora e psicanalista, com formação pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Sidney Santiago Kuanza é ator, diretor, dramaturgo. Leciona teatro e humanidades e foi indicado para o Prêmio Shell de Teatro 2024. Formado em Arte Dramática pela USP, atua no teatro, cinema, na televisão além de ser um dos fundadores da Cia dos Crespos.

Mediação: 

Marcio Aquiles é escritor, crítico literário e teatral, doutor em artes cênicas pela USP, autor de inúmeros livros, como o romance “Artefato cognitivo nº 7√log5ie” (Prêmio Biblioteca Digital 2021). Como organizador, assina obras como “Teatro de grupo” (Prêmio APCA 2021) e “Os Satyros: Teatricidades”. Foi jornalista e crítico teatral da Folha de S.Paulo. Desde 2014 é coordenador de projetos internacionais na SP Escola de Teatro. Em 2023, recebeu o 1º Prêmio Egresso Destaque Unicamp. 

Públicos: Pessoas interessadas em teatro, dramaturgia e literatura
Inscrições gratuitas (vagas limitadas)
Carga horária: 1h30
Acessibilidade: Evento com tradução em Libras.
Importante: Certificado e questionário de avaliação serão enviados em até duas semanas após o evento.
Mais informações: programas@biblion.org.br | www.biblion.org.br