Data e Horário: 29 de novembro das 10h30 às 12h
Através de rodas de conversa e oficinas, o evento propõe discussões que contribuam para a leitura e a produção literária nacional. Na sua sexta edição, o tema Literatura e dramaturgia, será o centro do debate.
MESA 1 – Os desafios da adaptação literária para o teatro | 29 de novembro, das 10h30 às 12h
A mesa de abertura tem como objetivo uma conversa com as pessoas dramaturgas acerca do processo de adaptação de obras literárias, e uma reflexão sobre o ponto de encontro entre a literatura e a dramaturgia na expressão artística teatral.
Aldri Anunciação É escritor, dramaturgo, ator e diretor baiano, vencedor do Prêmio Jabuti. Autor de Namíbia, Não! e Pretamorphosis, tem obras traduzidas e premiadas no Brasil e no exterior. Foi apresentador da TV Bahia e roteirista do filme Medida Provisória, premiado internacionalmente. Doutor em dramaturgia, dirige o longa A Solidez da Água e assina adaptações teatrais de obras marcantes.
Bárbara Esmenia é dramaturga, escritora e curinga de Teatro da/os Oprimida/os. Escreve peças de pesquisas próprias e em processos colaborativos com diversos grupos. Sua primeira dramaturgia, “Cavalos pretos são imensos”, foi selecionada no 7º Edital de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo (2021) e no programa New Plays: International, do Royal Court Theatre, de Londres, Inglaterra (2024). Adaptou o romance “Carta à rainha louca”, escrito por Maria Valéria Rezende, para o teatro, a convite do Núcleo Toada.
Beatriz Barros é uma artista transdisciplinar atuante entre as áreas do teatro e da arte-educação. Graduada em Ciências Sociais pela USP, integrou o Núcleo Experimental do SESI em 2018. Indicação ao Prêmio Shell (2015) e vencedora do Prêmio São Paulo de Teatro Infantil (2018) com a CIA. MAR, da qual é fundadora. Dirigiu a adaptação oficial de O Avesso da Pele (Prêmio Jabuti 2021), além de espetáculos como Fuga, Marulho, Felizarda, Mar Aberto e Bocarra. Atua também como diretora de arte e cenógrafa.
Mediação:
Maria Fernanda Vomero é jornalista, orientadora criativa de projetos artísticos e doutora em Artes Cênicas (USP). Tem especialização em Documental Creativo pela Universitat Autònoma de Barcelona, na Espanha. Atua como provocadora cênica em diversos coletivos teatrais de São Paulo desde 2014. Foi curadora do eixo Ações Pedagógicas da MITsp de 2015 a 2020. É autora do livro A Digna 10 anos (Selo Lucias), publicado em 2022. Escreve sobre livros para a Carta Capital e o caderno Pensar, do Estado de Minas.
Públicos: Pessoas interessadas em teatro, dramaturgia e literatura
Inscrições gratuitas (vagas limitadas)
Carga horária: 1h30
Acessibilidade: Evento com tradução em Libras.
Importante: Certificado e questionário de avaliação serão enviados em até duas semanas após o evento.
Mais informações: programas@biblion.org.br | www.biblion.org.br