Online

Oficina Letramento digital: Uso consciente, seguro e saudável das tecnologias digitais

18 a 21 de fevereiro, das 10h às 11h30

Programação

18 a 21 de fevereiro, das 10h às 11h30 
Audiolivro e Acessibilidade
Mediação: Paula Martini | @PaulaMartini 

Por que as redes sociais são tão viciantes? Quem decide o que você consome? Como as plataformas lucram? Nesta oficina abriremos a caixa preta das tecnologias digitais para entender como nossa atenção é capturada e como as plataformas atuam para influenciar nossas decisões e comportamentos.

Para entender a revolução atual e se preparar para os desafios futuros, devemos nos apropriar das tecnologias com pensamento crítico e autonomia.

Ganhar fluência digital significa compreender o que há por trás das ferramentas e plataformas que usamos no cotidiano – e entender o impacto delas em nossas vidas e na sociedade, para tomarmos melhores decisões pessoais e profissionais.

Nesta oficina, Paula Martini, fundadora da iniciativa de letramento digital e educação midiática Internet das Pessoas, abordará temas como Inteligência Artificial, desinformação e fake news, saúde mental e bem-estar digital, segurança e cuidados digitais, ética e muitos outros: conhecimento qualificado, atual e acessível para ampliar a fluência digital dos participantes.

Minibio do ministrante/mediador

Paula Martini é orientadora digital, pesquisadora e palestrante pela apropriação crítica das tecnologias digitais. Especialista em tecnologia e sociedade há 20 anos, costurando inovação, futurismo e letramento digital.

Fundadora e diretora da Internet das Pessoas, iniciativa de educação digital fundada em 2020. Criadora do curso de Educação Midiática do Polo Educacional SESC.

Foi Head de Inovação do Museu do Amanhã, onde co-conduziu atividades da Cátedra UNESCO de Alfabetização em Futuros. Foi Head de Conteúdo Estratégico do Rock in Rio e curadora da Rio Innovation Week, a convite da Secretaria de Ciência e Tecnologia do RJ.

Na Fundação Getúlio Vargas, liderou projetos em cultura digital e direitos digitais entre 2006 e 2012, no Centro de Tecnologia e Sociedade. Atuou na iniciativa internacional Creative Commons.

Especializada em Futurismo e Novas Economias e em Design para Sustentabilidade. MBA em Gestão Cultural e pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing Digital. Graduada em Comunicação Social.